O POVO

O POVO

terça-feira, 7 de junho de 2016

CURIOSIDADES


O clima é tropical e só há duas estações no ano: a quente e a da época das chuvas.
 
A música da Guiné-Bissau é denominada de gumbé e o carnaval é completamente original, definitivamente um patrimônio do país.


O arroz é o cereal mais produzido e também a comida típica.

Bem-vindo em crioulo da Guiné-Bissau diz-se Bô bim drito, Muito bom diz-se I bon dimás e Até logo é N´ta odjau dipus.

Provérbio da Guiné: Un son mon ka ta toka palmu (uma mão sozinha não bate palmas).

Alguns dos escritores famosos de Guiné são: Abdulai Silla, Maria Odete da Costa Semedo, Amilcar Cabral e Hélder Proença.

Juntamente com Teresa Montenegro e Fafali Kouduwa , Silla fundou a primeira editora privada guineense - Kusimon Editora - e através dela têm contribuído para o fomento da literatura e obras guineenses, tendo a Editora lançado até à data mais de 20 obras, incluindo romances, contos, ensaios, e dramas.

Maria Odete é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi presidente da Comissão Nacional para a UNESCO - Bissau. Fundadora da Revista de Letras, Artes e Cultura Tcholona, publicou um livro de poemas "Entre o Ser e o Amar", em Bissau (1996). É actualmente investigadora, na capital guineense, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, para as áreas de Educação e Formação.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário