O POVO

O POVO

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Musicalidade em Guiné Bissau



A musicalidade é certamente uma marca registrada da cultura de Guine Bissau. Os guineenses tem como uma de suas maiores tradições o carnaval que ocorre todo ano, e o que se passa nessa festa não é muito diferente daquilo que se passa aqui pelo Brasil. O povo se reúne para fazer o que conhecemos bem: celebrar muito e festejar. No carnaval guineense até mesmo as crianças estão inseridas nessa festa.

A musicalidade do país não para por aí. A transformação de objetos em instrumentos de música pode nem sempre gerar resultados, mas com o caso da cabaça, certamente funcionou. O instrumento virou um objeto muito utilizado pelas mulheres de lá, e a música criada por ele é tocada em diversas ocasiões.

Como corresponde a sua cultura, os guineenses tem música como um de seus atrativos e não é somente em ocasiões de festa que ela está presente. O costume de cantar para os mortos é algo que eles trazem consigo, e a cabaça utilizada pelas mulheres adentrou essa tradição. A música criada pelo instrumento criou um tipo de música próprio chamado de trimo e este se espalhou rapidamente, e para aqueles que não o conheciam, certamente não saberiam dos diversos utilitários que a cabaça possui para as mulheres na cultura guineense.

O vídeo mostra não só a música de tina, mas também alguns outros estilos musicais de Guiné Bissau que ganharam nome e repercusão não só pelo país como também por outros partes da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário